top of page

Avaliação de riscos na ISO 9001


A norma pede às organizações que planeiem ações para tratar riscos e oportunidades.

Mas, antes de pedir o planeamento dessas ações, pede às empresas que ao planear/implementar o seu Sistema de Gestão da Qualidade identifiquem os riscos e oportunidades presentes, relacionados com o seu contexto e com as necessidades e expectativas das partes interessadas relevantes. Esta relevância, neste enquadramento, manifesta-se quando pode estar em causa o eventual impacto na capacidade da empresa ou organização de atingir os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o pensamento baseado no risco, a avaliação dos riscos começa quando começa o desenho dos processos. A identificação das atividades necessárias à operação das empresas ou organizações conduz à identificação dos pontos críticos para a ocorrência de um evento de efeito negativo – risco – ou um evento de efeito positivo – oportunidade.

O passo seguinte será planear e implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, tomando decisões e implementando ações, com enfoque na melhor estratégia para abordar cada risco, por exemplo, aceitar, mitigar ou eliminar, no limite eliminando a atividade que está na origem do risco. E de igual modo abordar as oportunidades, na mesma lógica.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page