A implementação e certificação de um SGQ é um bom investimento numa empresa

Econorte – Serviços e Produtos Ambientais, Lda.

Implementação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001 numa empresa de pequena dimensão, considerada em termos de número de colaboradores, mas com padrões de desempenho bem delineados, grande diversidade de clientes relativamente à tipologia e consequente necessidade de responder com eficiência a requisitos de cliente com um grau de diferenciação relevante. A atividade principal da Econorte é o controlo de pragas, a empresa trabalha para clientes do sector público e privado, podendo ser empresas, organizações ou particulares.

O desafio foi desenhar processos que permitissem cumprir três objetivos primordiais:

  • Dar resposta aos requisitos do referencial ISO 9001

  • Ter flexibilidade suficiente para responder à diversidade da tipologia de clientes

  • Não ter um peso desajustado à dimensão da empresa em termos de formalização, incluindo estrutura documental e registos, quer os obrigatórios por imposição da norma, quer os que a Econorte identificou como necessários

Em 2017 a Econorte completou o primeiro ciclo de certificação com sucesso. A sistematização das atividades da empresa que, previamente à implementação do SGQ e posterior certificação, já revelavam critérios de desempenho estabelecidos, mas ainda não mensuráveis, traduziu-se em:

  • Desenvolvimento de métricas para análise de resultados,

  • Criação de um método de análise de ocorrências que permite lidar adequadamente, com possíveis reclamações ou não conformidades, mas principalmente conduz à identificação de oportunidades de melhoria

  • Estabelecimento de metodologias para verificação do cumprimento de boas práticas, não só pelos colaboradores da Econorte, já dentro da cultura da empresa, mas também por terceiros, por exemplo clientes ou novos colaboradores, facilitando neste caso a sua integração e adesão aos princípios da empresa.

Featured Posts
Recent Posts
Archive