Qual a razão para definir a Auditoria Interna como um indispensável instrumento de gestão?
A resposta a esta questão encaminha para o facto de a Auditoria Interna ser o instrumento de prevenção das falhas dos Sistemas de Gestão que, não sendo evidentes e imediatamente detetáveis, poderão ocorrer em momentos críticos da vida das organizações.
A deteção e consequente correção dos possíveis problemas de um sistema de gestão, pela cuidadosa e imparcial análise dos procedimentos, permite às empresas iniciar processos de melhoria que se repercutirão no seu desempenho.
Como maximizar o potencial de melhoria que a Auditoria Interna traz aos Sistemas de Gestão?
Entregando a execução da Auditoria Interna a auditores experientes capazes de avaliar o Sistema de Gestão focando os procedimentos e os objetivos que eles pretendem servir no contexto da atividade das empresas, garantindo deste modo que não há desvios, que resultariam em desperdício de recursos, redundâncias ou perdas de produtividade.
Como encontrar auditores experientes capazes de apontar oportunidades de melhoria realistas e adequadas à atividade das empresas?
Pela análise do Curriculum Vitae dos auditores, quando a opção é a externalização do serviço de Auditoria Interna. Os auditores devem ser profissionais experientes, com sensibilidade adquirida no contexto do trabalho efetuado em diferentes organizações. Esta experiência permite aos auditores identificar corretamente as oportunidades de melhoria dos Sistemas de Gestão com maior impacto no desempenho das empresas.
Pela formação de uma equipa de auditores, quando a opção é por elementos internos da organização. Nesta situação é importante que os auditores incluam na sua formação as técnicas de auditoria, bem como a aquisição de competências na elaboração de listas de verificação para os processos a auditar, para que o enfoque seja colocado numa auditoria interna o mais objetiva possível.